Por que comemorar o Dia Internacional dos Arquivos?
Respondendo à pergunta do título, afirmamos bem convictos: por conta de suas funcionalidades. Mas, quais são essas funcionalidades que fazem os arquivos terem um dia especial para ser comemorado internacionalmente em 09 de junho?
A própria Declaração Universal sobre os Arquivos – DUA do Conselho internacional dos Arquivos (CIA), em seu trecho introdutório responde:
- Arquivos registram decisões, ações e memórias.
- Arquivos são um patrimônio único e insubstituível transmitido de uma geração a outra.
- Documentos de arquivo são geridos desde a criação para preservar seu valor e significado.
- Arquivos são fontes confiáveis de informação para ações administrativas responsáveis e transparentes. Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva.
- O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida.
Trazendo para o dia a dia das empresas e instituições, cenário que a Mrh conhece muito bem, pois lida com documentos físico e digitais de mais de 200 clientes, os arquivos, além de estarem carregados de história, o que é mais conhecido pelo senso comum, são também o registro do presente, das coisas acontecendo na efervescência do evento.
Seja um evento contábil, de natureza jurídica ou financeira, no segmento da saúde, da educação, do comércio ou de tantos outros, proporciona segurança às partes interessadas, pois é registrado em documento que garante respostas às buscas das informações pretendidas. Mas é óbvio que para se chegar a esse resultado o arquivo tem que ser organizado, indexado e muito bem gerido, serviço muito bem realizado pela Mrh Arquivos.
Um comprovante para a aposentadoria de alguém, um prontuário que possibilita a cirurgia de um paciente, um contrato que firma um negócio promissor para uma empresa, um imposto pago que livra a empresa de uma autuação e multa, uma certidão pública que prova a titularidade de alguém, uma invoice que garante a formalização do negócio em transações internacionais, são tantas as situações, cujas soluções estão nos documentos de arquivo! É a prova documental para subsidiar decisões, elucidar fatos e resgatar a história, feitos que só os arquivos conseguem atender dentro da sua esfera de atuação.
Portanto, por intermédio dos arquivos conseguimos informações valiosíssimas, que no presente têm valor administrativo, resolvem as questões desse cunho e no futuro podem assumir valor histórico para desvendar e entender o passado. É por isso que o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 09 de junho, é evidenciado pela Mrh Arquivos e é tão importante para as empresas, instituições, pessoas e para a sociedade em geral.
Para comemorar junto conosco por todo esse mês, que tal conhecer a Mrh Arquivos? Podemos trazer inúmeros benefícios com a prestação dos nossos serviços. Contate-nos!
Por Ana Luiza Chaves
Bibliotecária, Analista de Projetos de Arquivo