ARQUIVO TAMBÉM É CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Comemorando o Dia Mundial da Criatividade e Inovação marcado no calendário em 21 de abril, a Mrh Arquivos vem desmistificar a ideia de que arquivo é uma atividade estanque, retrógrada e sem possibilidade de criatividade e inovação.
A princípio, vamos esclarecer o que vem a ser criatividade e inovação, pois há uma certa confusão entre esses dois conceitos. A criatividade pode ser resumida no processo de desenvolvimento de novas ideias, e a inovação foca na implementação destas ideias em uma solução rentável ou de valor agregado para o mercado. Simplificando, a criatividade é o pensar, e a inovação é o implementar.
Na percepção da empresária, palestrante e escritora, Renata di Nizo, a criatividade “demanda certa ingenuidade para fantasiar e disparar conexões sem aparente relação. O fruto desses devaneios e da coragem de se arriscar ao desconhecido resulta em síntese de uma nova ideia ou produto, em resolução de problemas.” (2009, p. 59)
Para o Prof. do Departamento de Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da USP, Mario Sergio Salerno (2014), a inovação está ligada ao mercado, é um conceito econômico e social, ou seja, há a necessidade de produzir algo novo que vai para o mercado, para atrair o consumidor, a venda. Não é golpe de sorte, é um processo sistemático.
Voltando para os arquivos, vemos que muito de criatividade e inovação já aconteceu ao longo dos anos e vem ainda acontecendo na atualidade, tanto em relação à infraestrutura como em relação aos processos. Podemos citar dentre alguns exemplos, a guarda terceirizada e a digitalização de documentos de arquivo, serviços que a Mrh Arquivos oferece ao mercado.
A ideia da guarda terceirizada e a digitalização revolucionaram a questão da falta de espaço nas empresas, no entanto, para uma solução segura nesse sentido, são necessários alguns requisitos, todos contemplados e adotados pela Mrh Arquivos, vejamos a seguir.
Para a guarda terceirizada, objetivando atender ao cliente em tempo hábil, com segurança, qualidade e sigilo, os armazéns devem possuir:
- Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros;
- CIPA instalada e atuante;
- Plano de prevenção e combate à incêndio;
- Brigada de Incêndio;
- Controle de pragas;
- Segurança externa armada 24 horas/dia;
- Segurança interna eletrônica monitorada por 24 horas/dia, nos armazéns MRH, com presença de alarme e com detectores de fumaça;
- Monitoramento interno com câmeras por 24 horas/dia;
- Dados armazenados em data center, com backups diários Incremental e mensal;
- Atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).
Para a digitalização, com o objetivo de o documento digitalizado se equiparar ao documento físico para todos os efeitos legais, deve-se seguir o Anexos I e II do Decreto 10.278/2020, que definem:
- padrões técnicos mínimos para digitalização de documentos (resolução, cor, tipo original e formato de arquivo);
- metadados mínimos exigidos.
Além disso, precisamos diariamente pensar com criatividade e inovação para atender às demandas dos nossos clientes, customizando os serviços, encontrando soluções adequadas para cada perfil.
Portanto, seja o processo de gestão e guarda físico ou digital, temos a expertise necessária para fazê-lo com criatividade e inovação, segurança e qualidade. Venha ser cliente Mrh Arquivos!
Por Ana Luiza Chaves,
Bibliotecária, Analista de projetos de arquivo
Fontes das citações:
NIZO, Renata Di. Foco e criatividade. São Paulo: Summus, 2009. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 17 abr. 2024.
SALERMO, Mario Sergio Salerno. O que é inovação: conceitos básicos. Youtube / USP, 26 set. 2014. 11:44min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0H1QjD1fi6Q. Acesso em 17 abr. 2024.