O ANO COMEÇOU, MAS OS ARQUIVOS EXISTEM DESDE SEMPRE

O ano começou! Muitos esvaziam gavetas, retiram tudo de cima das mesas de trabalho, limpam tudo que está ao redor, colocam em caixas e enviam para o arquivo. No meio de tudo isso, além dos documentos, que geralmente são denominados de “diversos”, seguem outros elementos alheios ao arquivo, tais como agendas do ano que passou, resquícios de enfeites de Natal, rascunhos e até objetos pessoais.
Esse é um cenário comum nas empresas que não se atentam para a gestão documental. Se o arquivo de sua empresa se acumulou desordenadamente e sem gestão, está mais do que na hora de ter um olhar cuidadoso e diferenciado para esse segmento da empresa, contratando os serviços de quem tem expertise no assunto. A Mrh Arquivos convida: Que tal aproveitar o início do ano para resolver essa questão?
Sabemos que o arquivo de uma empresa se constitui naturalmente por acumulação. Ele é o resultado das atividades por ela desenvolvidas, por isso, quando a massa documental acumulada não é tratada, fica espalhada, desorganizada e sem gestão, O caos impera, nada se encontra, comprometendo a tomada de decisão e sabemos que sem informação, não há decisão. A doutora em História, bacharel em Biblioteconomia e especialista em Arquivística, Heloísa Bellotto (2017, p. 331), ressalta:
As duas características do documento de arquivo, a de ser prova e a de ser informação/testemunho, acabam por ser paralelas e inseparáveis. Ele nasce como prova, permanece como informação/testemunho. O documento de arquivo tanto resulta do registro de uma determinada ação, como registra ações que provocam outras ações.
Gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de patrimônio, gestão disso, gestão daquilo… E a gestão documental? Vamos dar a devida importância, é dela que conseguimos a informação desejada para a tomada de decisão.
A Mrh Arquivos é especialista no assunto! Mais de 200 empresas estão fazendo a gestão e guardando seus arquivos conosco.
Por Ana Luiza Chaves
Bibliotecária, Analista de Projetos de Arquivo
Fonte da citação: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.